ELETRONEUROMIOGRAFIA
O QUE É ELETRONEUROMIOGRAFIA (ENMG)?
Eletroneuromiografia (ENMG) é a um exame neurofisiológico que faz o estudo da função dos nervos. Assim, é possível estudar o nervo desde a saída da medula espinhal ou cérebro e todo seu caminho até chegar aos músculos. Esse exame é solicitado quando o médico suspeita de qualquer doença no Sistema Nervoso Periférico (raiz, nervo, junção mioneural (encontro entre o nervo e o músculo) ou músculo).
Com a ENMG é possível detectar a presença, localização e extensão de doenças que danificam os nervos e os músculos. Geralmente é requisitada por queixas de diminuição de força, ou por queixas sensitivas (dor, diminuição, ou perda da sensibilidade em alguma parte do corpo). Pode ser realizada em casos de polineuropatia (danos aos nervos periféricos), radiculopatia (dano do nervo por uma hérnia de disco) ou para localizar e determinar a extensão do dano quando os nervos foram lesionados ou comprimidos (Ex: síndrome do túnel do carpo).
O exame de ENMG geralmente é realizado em duas etapas:
Neurocondução Sensorial e Motora: onde são realizados estímulos elétricos leves e suportáveis na pele do paciente em locais específicos dos nervos para justamente avaliar “como” estes nervos estão levando as informações, permitindo investigar se há algum comprometimento na condução nervosa. Miografia:
que envolve uma análise da atividade elétrica nos músculos testados através de um eletrodo de agulha. Avalia “como” os músculos estão funcionando no repouso e na contração muscular e “como” está a relação entre nervo e músculo.
- Distinguir uma lesão de Sistema Nervoso Central (SNC) do Sistema Nervoso Periférico (SNP),
- Localizar o ponto da lesão,
- Determinar a fisiopatologia da lesão,
- Determinar o prognóstico da lesão,
- Avaliar o grau de severidade da lesão,
- Avaliar o processo de desnervação (quando o nervo deixa de receber os sinais para contração),
- Avaliar a reinervação (recuperação da lesão nervosa).
No grupo das neuropatias, a eletroneuromiografia é o único método diagnóstico efetivo não invasivo que permite uma visão sensível e de elevada especificidade.
Neuropatias periféricas, compressões de nervos periféricos, doenças dos neurônios motores, radiculopatias, miopatias podem ser diagnosticadas com a ENMG.
Antes do exame:
Não é necessário ficar em jejum.
Você deve informar o uso de medicamentos que está tomando, tanto os prescritos pelo seu médico como outros, por exemplo suplementos e chás de ervas. Você também precisa informar se faz uso de marca-passo ou desfibrilador cardíaco automático, pois nesses casos o exame só será realizado mediante liberação do médico cardiologista.
No dia do exame prefira roupas que permitam o acesso à área a ser examinada ou que sejam facilmente removidas.
Evite o uso de loções ou óleos na pele por alguns dias antes do procedimento, ou pelo menos pare de usá-los no dia do exame.
Durante o exame:
O exame de ENMG é realizado em nossa clínica por um neurologista ou fisiatra, com especialidade em neurofisiologia.
Você será solicitado a remover qualquer roupa, joias, grampos de cabelo, óculos, aparelhos auditivos ou outros objetos metálicos que possam interferir no procedimento.
Você será solicitado a sentar ou deitar para realização do exame, tudo dependerá do local a ser estudado.
Após o exame:
Não é comum sentir dor após o exame de eletroneuromiografia. Todavia, você deve informar.
De acordo com a Associação Americana de Medicina Eletrodiagnóstica e Neuromuscular não existe nenhuma contraindicação absoluta que impeça a realização da eletroneuromiografia. Contudo, sua realização deverá ser cautelosamente avaliada nos casos de:
Infecção ou ferida abertas nos locais a serem examinados (ex: erisipela).
Pacientes com plaquetopenia abaixo de 50.000/mm ou distúrbios de coagulação. Pacientes em uso de anticoagulantes, nos quais o tempo de protrombina ou parcial de tromboplastina seja igual ou superior a duas vezes o valor normal.
Paciente em uso de cateteres centrais (em pacientes internados).
Pacientes em uso de marca-passo cardíaco ou CDI (desfibrilador cardíaco), somente poderão realizar o exame com a liberação do médico cardiologista.
Não passar cremes, óleos, pomadas ou maquiagem na região a ser estudada.
Traga sempre os exames anteriores (eletroneuromiografia, tomografia, ressonância magnética) caso possua.
Chegar com antecedência de 20 minutos para fazer cadastro e autorizar os exames mediante o convênio.
Para exames dos membros inferiores:
Mulheres: vestir preferencialmente saia, short ou bermuda.
Homens: vestir preferencialmente short ou bermuda.
Para exames dos membros Superiores:
Vestir camiseta ou camisa de manga curta ou cavada.
Pacientes que fazem uso da medicação Mestinon para miastenia gravis devem conversar previamente com o seu médico sobre a necessidade da interrupção do medicamento antes do exame.
Notifique uma de nossas recepcionistas se você faz uso de algum medicamento anticoagulante (que afina o sangue).
Se é portador de marcapasso cardíaco ou desfibrilador cardíaco deverá informar o médico antes da realização do exame, e somente poderá realizar o exame com a liberação do médico cardiologista.